0

...O papel da mulher à Luz de Maria...

Postado por Maria Inez às 00:43
O modelo constituído por Maria, com efeito, mostra claramente aquilo que é específico da personalidade feminina. Em tempos recentes, algumas correntes do movimento feminista, no intento de favorecer a emancipação da mulher, tiveram em vista assemelha´la em tudo ao homem. A identidade da mulher não pode consistir em ser uma cópia do homem, sendo dotada de qualidades e prerrogativas próprias, que lhe conferem uma sua peculiaridade autônoma, que deve ser sempre promovida e encorajada. Estas prerrogativas e peculiaridades da personalidade feminina atingiram em Maria o pleno desenvolvimento. A plenitude da graça divina, com efeito, favorecia nela todas as capacidades naturais típicas da mulher.O papel de Maria na obra da salvação é totalmente dependente do papel de Cristo. Trata´se duma função singular, requerida pelo cumprimento do mistério da Encarnação: a maternidade de Maria era necessária para dar ao mundo o Salvador, verdadeiro Filho de Deus, mas também perfeitamente homem.A importância da cooperação da mulher para a vinda de Cristo é posta em evidência na iniciativa de Deus que, mediante o anjo, comunica à Virgem de Nazaré o seu desígnio de salvação, a fim de que ela possa cooperar nela de modo consciente e livre, exprimindo o próprio consenso generoso.Realiza´se aqui o modelo mais alto da colaboração responsável da mulher na redenção do homem ´ do homem todo ´ que constitui a referência transcendente para todas as afirmações sobre o papel e a função da mulher na história.




Maria indica também o estilo através do qual a mulher deve concretizar a sua missão. É este o sentido da resposta: ´Eis a escrava do Senhor, faça´se em mim segundo a tua palavra´ (Lc. 1,38). Não se trata, com efeito, de um acolhimento puramente passivo, a partir do momento que o seu consentimento é dado só depois de ter manifestado a dificuldade, que nasce do seu propósito de virgindade, inspirado pela vontade de pertencer de modo mais integral ao Senhor. Maria exprime imediatamente a sua disponibilidade, conservando uma atitude de serviço humilde. É o humilde e precioso serviço que muitas mulheres, a exemplo de Maria, ofereceram e continuam a oferecer na Igreja para o desenvolvimento do reino de Cristo.



A figura de Maria recorda às mulheres de hoje o valor da maternidade. Nem sempre, no mundo contemporâneo, se dá a esse valor o oportuno e equilibrado relevo. Em Maria, é´nos dado compreender o verdadeiro significado da maternidade que, no âmago do desígnio divino de salvação, atinge a sua dimensão mais elevada. Para ela o ser Mãe não só dá à personalidade feminina, fundamentalmente orientada para o dom da vida, o seu pleno desenvolvimento, mas constitui, além disso, uma resposta de fé à vocação própria da mulher, que assume o seu valor mais verdadeiro só à luz da aliança com Deus (cf. Mulieris dignitatem, 19).



Olhando atentamente para Maria, descobrimos nela também o modelo da virgindade vivida pelo Reino.Virgem por excelência, no seu coração ela maturou o desejo de viver nesse estado, para alcançar uma intimidade cada vez mais profunda com Deus.Para as mulheres chamadas à castidade virginal, Maria, revelando o alto significado de vocação tão especial, chama a atenção para a fecundidade espiritual que ela comporta no plano divino: uma maternidade de ordem superior, uma maternidade segundo o Espírito (cf. Mulieris dignitatem, 21). O coração materno de Maria, aberto a todas as misérias humanas, recorda além disso às mulheres que o desenvolvimento da personalidade feminina requer o empenho na caridade. Mais sensível aos valores do coração, a mulher mostra uma alta capacidade de dom pessoal. A presença de Maria, portanto, encoraja nas mulheres os sentimentos de misericórdia e de solidariedade pelas situações humanas dolorosas, e suscita a vontade de aliviar as dores daqueles que sofrem: os pobres, os doentes e quantos têm necessidade de socorro. Maria sabe responder à violência com o amor.






Do Livro: A VIRGEM MARIA de Papa joão Paulo II.





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário,
beijos Maria Inez


 

...SIMPLESMENTE MARIA... Designer by Sumello Layout da sumello